Ficar dentro de casa, em distanciamento social, sem saber se fomos ou seremos contaminados por esse vírus desconhecido, se nossos familiares e amigos estão seguros. Se encontraremos tratamento, vacina...
E a economia como será afetada? E esses nossos governantes que não se entendem? E as notícias da pandemia no mundo.
É fácil ficar estressado e tenso, não é? Muito fácil!
Quando essa tensão aumenta muito ou continua por muito tempo, ela pode afetar seu corpo:
- Dor de cabeça
- Dificuldades na digestão
- Dores musculares e na coluna
- Cansaço físico
- Variações da glicemia (açúcar no sangue)
- Piora de alergias (rinites, coceiras)
- Aumento da pressão arterial
- Facilidade para infecções
Nove em cada dez pessoas que trabalham sofrem com o estresse. Mas o estresse também pode acontecer por questões da vida pessoal.
O estresse também pode afetar sua saúde mental e emocional, com irritação, dificuldade para se concentrar e para aprender, ansiedade, depressão, e outras doenças mentais. Uma em cada quatro pessoas, durante a vida terão um quadro mais sério de doença mental, que é a segunda maior causa de afastamento de trabalho no País.
No estresse pode-se tentar compensar a carga abusando de álcool, fumo, drogas, jogos, compras e até pornografia. Os vícios também são chamados de “adição”. Pode também abandonar boas práticas de atividade física, alimentação e controle do peso corporal.
O que posso fazer para controlar o estresse?
Vamos à algumas dicas:
- Aproveite esse momento e pratique uma atividade física, busque recursos online para exercitar o corpo. O SESI está oferecendo, através do facebook, uma atividade diária e variada, que você pode acompanhar ao vivo, ou assistir em qualquer momento que tenha disponível, pois fica gravada, é só acessar. Mas também existem várias outras na web. Essas atividades ajudam você a “gastar” adrenalina e a te deixar mais disposto e relaxado.
- Procure ter momentos de lazer, interagir com seus animais de estimação, ouvir música, rir, resgatar e compartilhar histórias de família ou de sua vida com familiares e amigos, mesmo que Online. O descanso e a pausa, além de controlar bem o estresse, aumentam sua disposição e com isso vai se sentir realizado.
- Tenha certeza que está tendo um bom sono, que acorda disposto e tem energia para todo o dia!
- Mantenha uma rotina e seja organizado, suas atividades vão render mais e você vai conseguir mais tempo para fazer coisas que lhe dão prazer.
- Busque se conhecer melhor. O que você sente? O que tem valor para você? Onde precisa mudar? Como melhorar?
- Se estiver tenso, reflita ou escreva e tente descobrir o verdadeiro motivoque te faz se sentir atacado, procure saber mais sobre ele, para saber se consegue retirar isso de sua vida ou vai ter que aprender a conviver com ele.
- É importante encarar a realidade e os desafios, mas também é muito bom se ligar em sentimentos e ações boas (para você e para os outros). Nesses momentos seu organismo fabrica substâncias que criam saúde;
- Conheça e pratique, ainda que sejam por alguns minutos por dia, a meditação e se não consegue, ao menos nos momentos difíceis, não se esqueça de parar e deixar sua respiração mais lenta e profunda;
- Se você não conseguiu melhorar, apesar das tentativas, procure plataformas virtuais ou por telefone, de atendimentos psicológicos que poderão orientá-los nesse momento.
- Continue atento em seus sintomas e, assim que esse momento passar, busque ajuda de profissionais da saúde como o psicólogo ou o médico, eles podem te ajudar em sua recuperação.
A saúde mental é muito importante para sua saúde física e para manter seu equilíbrio, possibilitando o bom convívio com os outros.
Conte com o SESI-SP nessa jornada!