Como se manter aquecido, ativo e com a saúde em dia.
23/07/202113:12- atualizado às 13:12 em 23/07/2021
No inverno, é bom aproveitar os momentos de sol e movimentar para aquecer o corpo, como também é preciso cuidados para não exagerar na alimentação. Confira as dicas e recomendações de nossos especialistas e tudo o que o Sesi-SP pode oferecer.
As atividades ao ar livre são as mais recomendadas nesse processo de retomada das academias e clubes, para maior segurança contra a transmissão do coronavírus ou mesmo da gripe. O Sesi-SP disponibiliza estrutura apropriada, seguindo todas as recomendações de liberações municipais para maior tranquilidade dos nossos frequentadores e visitantes.
Em alta entre os paulistanos, o beach tennis e o futevôlei são os queridinhos do momento. Com as quadras de areia em várias unidades do Sesi-SP pelo estado, não é preciso ir até a praia. A preferência vem da diversão que o esporte promove, fácil de aprender, além do gasto de energia que proporciona, o desenvolvimento muscular e de coordenação motora.
No topo das escolhas dos brasileiros, tendo crescido ainda mais nesse momento da pandemia, a caminhada é um dos exercícios mais completos e entre os que mais se adequam a qualquer perfil de pessoa e idade. Para quem passou muito tempo sem praticar exercícios e quer sair do sedentarismo, é a atividade mais recomendada, segundo os especialistas em educação física.
“Os benefícios são o baixo impacto e, portanto, com reduzidíssima possibilidade de lesões, principalmente se a caminhada for praticada em pistas apropriadas, sem oscilações, buracos e longe do trânsito de carros, para a pessoa se preocupar somente com seu ritmo, respiração e aproveitar o seu caminhar”, orienta Marcelo Mendes, especialista em Vida Saudável no Sesi-SP.
As pistas nas unidades do Sesi-SP também são atrativos para os amantes da corrida e havendo interesse, é possível fechar uma turma para que os professores da Academia possam fazer a assessoria para a atividade.
As quadras cobertas, descobertas ou campos também são possibilidades para quem quer reunir seu time para uma partida. No Sesi-SP, além da melhor estrutura, a ventilação é máxima, sem paredes nas laterais, os banheiros estão liberados para o banho e dentro da capacidade permitida.
Sem esquecer a criançada que está em férias, os playgrounds estão liberados, com toda segurança necessária, para que toda família possa aproveitar.
“Vale a recomendação que o retorno à atividade física, principalmente para quem estava parado, é que seja gradativo, respeitando o próprio corpo e limites individuais para evitar lesões. Mas é importante não desistir por conta do frio. A atividade física além de contribuir com a imunidade, promove sensação de bem-estar que aquecerá o corpo e o coração”, complementa Mendes.
Conforme avançamos com a imunização da população, as restrições vão sendo reduzidas, mas o momento ainda exige que todos mantenham os protocolos de prevenção, com o uso de máscara e distanciamento. No Sesi-SP recomendamos que os alunos tragam sua garrafinha de água, toalha de rosto, não compartilhem objetos e façam uso do álcool em gel espalhados pelas unidades.
As atividades ao ar livre são as mais recomendadas nesse processo de retomada das academias e clubes, para maior segurança contra a transmissão do coronavírus ou mesmo da gripe. O Sesi-SP disponibiliza estrutura apropriada, seguindo todas as recomendações de liberações municipais para maior tranquilidade dos nossos frequentadores e visitantes.
Alimente-se Bem
Quanto à alimentação, todos sabem que é nessa época do ano que todo mundo gosta mesmo é de opções mais calóricas, como cremes de queijo, chocolates, feijoadinha. Em dias frios, nosso corpo precisa se esforçar mais para manter a temperatura corporal, entre 36,5ºC e 36,9ºC, e isso resulta em uma maior sensação de fome. É normal. A dica dos nutricionistas é não exagerar e conseguir equilibrar as refeições.
Para uma boa saúde, a atividade física deve estar associada à ingestão saudável de nutrientes. A especialista em Nutrição do Sesi-SP, Michelle Bedoline, explica que o inverno é o período de safra de vários alimentos nutritivos, como por exemplo: mexerica, jabuticaba, morango, abóbora, cenoura, inhame, gengibre, mandioca, brócolis, espinafre e etc.
“Muitos desses alimentos possuem propriedades que auxiliam na manutenção de um sistema imunológico eficiente e, existem alguns que ainda nos ajudam a melhorar a deliciosa sensação de estarmos quentinhos, que é o caso das sopas e caldos ou dos alimentos termogênicos, como o gengibre, a pimenta e a canela”, complementa, conforme notícia publicada no portal: https://alimentesebem.sesisp.org.br/arquivos/noticia/inverno-como-aderir-a-uma-alimentacao-nutritiva-e-que-ajude-na-manutencao-de-uma-boa-imunidade
Confira a receita de sopa de gengibre no site do Alimente-se Bem: https://alimentesebem.sesisp.org.br/arquivos/receita/sopa-de-gengibre
Bem-Estar
E por falar em bem-estar, a especialista em Psicologia do Sesi-SP, Renata Fonseca de Macedo, conclui: “Estivemos muito tempo fechados, não só em nossas casas, mas também para o nosso dia a dia como costumava ser. A retomada gradual das atividades combate o estresse, ajuda a controlar os hormônios que influenciam no prazer e felicidade, melhorando assim a qualidade de vida, tão emergencial nesses tempos de pandemia”.
Serviço:
O Sesi-SP é aberto para todas as pessoas.